sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Humilhai-vos perante Cristo

A parábola do fariseu e o publicano
´´Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmo por se considerarem justos, e desprezam os outros:
Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um fariseu, e o outro publicano.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como o demais, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dizimo de tudo quando ganho.
O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus sê propício a mim pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que exalta será humilhado, mas o que humilha é exaltado. Lucas 18.9-14``
 De acordo com a Wikipédia humildade é:
Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas (da carne ) e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas. Características como cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade, embora sejam frequentemente associadas à humildade, são independentes. Portanto, quem as possui não precisa necessariamente ser humilde.
Quando a pessoa se vangloria mostra simplesmente que humildade lhe falta.
Um das caraterísticas de Jesus Cristo foi à humildade, pois a Bíblia diz que Ele "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Carta de Paulo aos Filipenses 2:6-8).
O apóstolo Paulo recomenda aos cristãos que sejam imitadores de Deus como filhos amados SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados ( Ef 5:1 )
´´E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se HUMILHAR, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2 Cr 7.14)``
Humildade também não significa ter de se rebaixar para as outras pessoas, mas sim reconhecer e admitir suas falhas na carne, é admitir que sem Deus somos pó.
Cristo diz; que os soberbos ,os que se exaltam, colocando superior de todos. Estes não são humildes. E Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes (Tiago 4.10)

´´Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:10``

Nenhum comentário: